Em meio à incerteza econômica, uma nova pesquisa da Rackspace Technology mostra que as organizações recorrem às tecnologias de inteligência artificial e machine learning para fazerem mais

Apesar da resistência interna à adoção, cada vez mais organizações citam a AI/ML como alta prioridade para solucionar desafios críticos à empresa

SAN ANTONIO, TX – 28 de fevereiro de 2023 – Uma nova pesquisa com 1.420 líderes mundiais de TI, feita pela Rackspace Technology® (NASDAQ: RXT) (empresa líder em soluções em tecnologia multinuvens de ponta a ponta), descobriu que cada vez mais organizações – 69% – classificam a inteligência artificial e o machine learning (AI/ML) como prioridade; um aumento de 15 pontos percentuais em comparação a 2021. O estudo entrevistou profissionais de TI em todos os setores, incluindo serviços financeiros, manufatura, varejo, hospitalidade, governo e saúde, para entender a dinâmica da captação de IA/ML em meio à crescente incerteza econômica.

Estressando a disseminação da IA/ML em todas as empresas de todos os setores, quase um terço dos entrevistados afirmou que só começaram a lançar projetos de IA/ML no último ano. Em comparação, 17% disseram que começaram a implementar IA/ML há dois anos; 11% disseram há três anos; e apenas 11% disseram há cinco anos. Embora a maioria dos entrevistados tenha dito que a IA/ML é alta prioridade, apenas 41% afirmam ter visto benefícios substanciais. Em comparação, 33% observaram benefícios modestos, e 26% afirmaram ser cedo demais. Além disso, 62% dos entrevistados viram um retorno interno ao grau de adoção de IA/ML na organização.

"Com o amadurecimento da IA, do machine learning e dos projetos, estamos vendo que ela se expande em toda a organização e fica mais onipresente, avançando em importância, visibilidade e uso", relata Jeff DeVerter, evangelista-chefe de tecnologia da Rackspace Technology. "É impressionante que quase um terço dos entrevistados começou a jornada à IA/ML no ano passado; isso aponta para o fato de que essas tecnologias são vistas como a chave para gerar eficiência em tempos econômicos incertos. Ao mesmo tempo, a pesquisa esclarece que muitas organizações ainda sofrem para entender ou notar os benefícios da tecnologia de IA/ML, e muitas enfrentam resistência interna à adoção. Toda essa tração não considera o ritmo meteórico da atenção à IA nas últimas semanas, com a explosão do ChatGPT, que deu à IA um lugar de destaque em todas as reuniões de planejamento de negócios."

Benefícios da AI/ML

Cada vez mais organizações vêm usando IA/ML para melhorar a velocidade e a eficiência dos processos existentes. 67% das organizações afirmam que ela é uma área de foco, contra apenas 52% em 2022. Outras áreas de foco incluem prever o desempenho dos negócios/tendências do setor (60%) e reduzir riscos (53%). Além disso, a IA/ML é usada por organizações em uma variedade de contextos, incluindo contratação/recrutamento de novos talentos, maior compreensão dos negócios e dos clientes e maior inovação e produtividade. Além de melhorar internamente a produtividade das organizações, a IA/ML tem sido usada por 60% dos entrevistados para atingir as metas de sustentabilidade, pois melhora a segurança do trabalhador; por 54% dos entrevistados para monitorar a gestão do consumo de energia; e por 47% dos entrevistados para fins de análise preditiva.

"De acordo com 67% dos entrevistados em todo o mundo, os líderes de TI e de negócios estão usando IA/ML para melhorar as operações de negócios com baixa inovação devido à mudança para um clima econômico incerto", explica Nirmal Ranganathan, arquiteto-chefe de Dados e IA da Rackspace Technology. "Vemos os clientes usando IA/ML para desenvolver recursos de pesquisa inteligente, a fim de melhorar a eficiência dos colaboradores; para reduzir os processos manuais graças ao processamento inteligente dos documentos; e para melhorar a experiência do cliente via soluções em envolvimento com o cliente. A inovação com IA / ML é um foguete que abastece o espaço do consumidor com a adoção geral de tecnologias de IA generativa."

Progresso e desafios

As principais barreiras à capacidade das organizações de extraírem efetivamente insights práticos da IA/ML são a incapacidade de coletar, estruturar e integrar dados de forma significativa; e a necessidade de mais recursos ou talentos para gerenciar os dados de forma eficaz. 82% dos entrevistados afirmam ter tentado recrutar colaboradores para IA/ML nos últimos 12 meses; e 86% aumentaram a força de trabalho de IA/ML nos últimos 12 meses. Em muitos casos, a IA/ML substitui o trabalho antes realizado pelos humanos. 62% dos entrevistados afirmam que a implementação da IA/ML levou à redução no número de funcionários na organização.

"As organizações que têm sofrido com a IA/ML tendem a ter uma cultura imatura de dados, níveis baixos de alfabetização de dados e estruturas insuficientes de governança de dados. Afinal, a qualidade do projeto de IA/ML depende dos dados usados", acrescentou Ben Blanquera, vice-presidente, evangelista e arquiteto-sênior da Rackspace Technology. "Para que mais projetos sejam bem-sucedidos; e para que as organizações ganhem valor no longo prazo, é necessário um foco na qualidade dos dados. Para algumas empresas, isso envolve repensar toda a abordagem à governança dos dados."

Confie na IA/ML

Apesar das preocupações com os dados e da resistência interna, a confiança na produção de projetos de IA/ML continua alta entre os tomadores de decisões de TI: 73% afirmam confiar nas respostas dadas pela IA/ML. 72% dizem que há contrapesos suficientes para evitar consequências negativas no uso da IA/ML; já 80% dos entrevistados não acham que as respostas da IA/ML exijam interpretação humana.

Metodologia de pesquisa

A pesquisa da Coleman Parkes Research foi realizada em fevereiro de 2023. Os resultados são baseados nas respostas de 1.420 tomadores de decisão de TI nos setores de manufatura/logística, varejo, hospitalidade/viagem, energia, saúde/farmacêutico/biomédico, governamental, mídias/entretenimento e serviços financeiros nas Américas, Europa, Ásia e Oriente Médio. A maioria das empresas/organizações pesquisadas tem de 1.000 a 9.999 funcionários e receita anual entre US$ 50 milhões e US$ 1 bilhão.

Para ver outros resultados da pesquisa, além do white paper e do infográfico, clique aqui.

A Rackspace Technology é empresa líder em serviços de tecnologia multinuvens de ponta a ponta. Projetamos, construímos e operamos os ambientes em nuvem dos nossos clientes em todas as principais plataformas tecnológicas, seja qual for a pilha de tecnologia ou o modelo de implementação. Atuamos em parceria com os clientes em cada estágio da jornada na nuvem, para que eles modernizem os aplicativos, criem novos produtos e adotem tecnologias inovadoras.

Contato de mídia

Natalie Silva