Líderes globais de TI lutam contra a escassez de talentos para transformação na nuvem, segundo nova pesquisa da Rackspace Technology

Global IT Leaders Wrestling with Cloud Transformation Talent Shortages, According to New Rackspace Technology Research

segundo nova pesquisa da Rackspace Technology

Embora estejam explorando tecnologias em nuvem mais sofisticadas, as organização sofrem com a escassez de qualificação

SAN ANTONIO – 17 de maio de 2022 – A Rackspace Technology® (NASDAQ: RXT), empresa líder em soluções completas de tecnologia multinuvem, anunciou hoje o Relatório de Pesquisa Anual de Multinuvem 2022, que constata que as organizações estão se sentindo mais confortáveis com as tecnologias mais sofisticadas da "Nuvem 2.0", mesmo enfrentando dificuldades para contratar e reter talentos de TI.

Segundo a pesquisa realizada com 1.420 líderes globais de TI de vários setores, embora o desenvolvimento de nuvens continue a ser uma prioridade máxima para as organizações — a tal ponto que 56% não se vislumbram possuindo um centro de dados corporativo daqui a cinco anos —, 77% dos decisores de TI afirmam que a escassez de talentos está inibindo a adoção de novos métodos de desenvolvimento de nuvem.

A pesquisa também constata evolução nas prioridades de nuvem das organizações, desde coisas básicas como agilidade (30%) e escalabilidade (26%), até questões mais sofisticadas como segurança (46%) e compliance (36%). Além disso, o apetite crescente por risco entre os profissionais de TI fica evidenciado em seu entusiasmo por explorar tecnologias de ponta (38%) e contêineres (53%), enquanto mais da metade planeja investir em provedores de hiperescala.

"A nuvem não é mais algo novo e reluzente — é uma tecnologia de aceitação praticamente universal, e não há quase nenhuma organização atual que não esteja em processo de se transformar por meio dela", disse Jeff DeVerter, evangelista-chefe de tecnologia da Rackspace Technology. "Ao mesmo tempo, há vários obstáculos no caminho dessa transformação, em especial a carência de talentos de TI. As organizações precisarão, mais do que nunca, contar com expertise externa para atingir seus objetivos, a medida que continuarem eliminando a infraestrutura legada e exigindo ainda mais da nuvem.

É difícil encontrar e manter talentos em TI

A pesquisa ressalta um crescente dilema relativo a talentos para os líderes de TI, com mais da metade (53%) dos entrevistados citando a escassez de talentos como um grande desafio empresarial, bem à frente de preocupações como inflação (48%), escassez de produtos (36%) e crescimento salarial (25%).

As empresas estão utilizando diversas táticas para atrair novos talentos de TI, como promoção de oportunidades de treinamento e desenvolvimento (40%), aumento dos salários iniciais e oferta de expedientes híbridos/flexíveis/teletrabalho (32%). Vinte e um por cento estão sendo ainda mais agressivas, atraindo talentos com grandes salários iniciais ou aumentos, enquanto 18% estão oferecendo bônus de assinatura, e 13% estão usando contratos de retenção.

A nuvem chegou para ficar — e está crescendo

"Temos visto uma evolução no debate a respeito da nuvem, saindo um pouco dos quesitos básicos, como agilidade e escalabilidade, para abordar usos mais sofisticados, tais como contêineres e borda, que estão moldando o futuro", acrescentou DeVerter. "As pessoas não estão só animadas para fechar os data centers corporativos. Também estão mais aptas a assumir mais riscos do que no passado recente".

De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados é adepta da multinuvem, e a maior parte afirma estar usando AWS, Azure e/ou Google Cloud. Além disso, 70% já estão encontrando novos usos para as infraestruturas monoinquilino e/ou de nuvem privada, enquanto mais da metade (54%) diz ter planos de executar aplicações sem servidor. 31% dizem que seus aplicativos atualmente rodam em tecnologia sem servidor, incluindo funções como automatizar fluxos de trabalho, escalar aplicativos de IoT, viabilizar assistentes virtuais/chatbots e executar funções SaaS.

Quando perguntados como a nuvem está ajudando a inovação:

• 49% dizem que ela melhora a experiência do cliente e a facilidade de uso
  • 44% dizem que ela acelera os testes e a implantação de novos produtos e serviços
  • 37% dizem que ela oferece computação e armazenamento ilimitados
  • 35% dizem que ela expande sua gama de produtos/serviços
  • 33% dizem que ela proporciona a capacidade de expandir e reduzir conforme a demanda

A segurança gera necessidade de experiência externa

Para os entrevistados da pesquisa, a segurança é o fator mais importante a ser considerado quando se escolhe um ambiente de nuvem (46%), à frente de compliance (36%), flexibilidade/agilidade (30%) e escalabilidade (26%). A segurança também é o principal motivo pelo qual as empresas utilizam parceiros externos. Além disso, mais da metade dos entrevistados (52%) cita a segurança como a maior barreira ao uso de tecnologia sem servidor.

"Tomados em conjunto, os dados sobre talentos e segurança contam uma história interessante", acrescentou DeVerter. "Quase 85% dos entrevistados em nossa pesquisa têm ou terão aplicações rodando em tecnologia servidor enquanto procuram acelerar seus esforços de transformação na nuvem. Ao mesmo tempo, enfrentam uma grave falta de habilidades internas que os impede de serem mais agressivos sem recorrer a parceiros externos".

Para baixar uma cópia do relatório completo, clique aqui.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada pela Coleman Parkes em abril de 2022 e entrevistou 1.420 decisores sêniores de TI de diversos setores importantes nos EUA, LATAM, EMEA e APAC.

Sobre a Coleman Parkes

A Coleman Parkes é uma agência de pesquisa de mercado B2B especializada em estudos de TI/tecnologia, dirigida a tomadores de decisão sêniores em pequenas, médias e grandes empresas e corporações de vários setores do mundo inteiro. Para mais informações, entre em contato com research@coleman-parkes.co.uk

A Rackspace Technology é uma empresa líder em serviços de tecnologia multinuvem de ponta a ponta. Podemos projetar, construir e operar os ambientes de nuvem dos nossos clientes em todas as principais plataformas tecnológicas, independentemente da pilha de tecnologia ou do modelo de implementação. Atuamos em parceria com os clientes a cada estágio de suas jornadas na nuvem, permitindo-lhes modernizar aplicativos, criar novos produtos e adotar tecnologias inovadoras.

Contato:

Natalie Silva