Pesquisa da Rackspace Technology EMEA constata que a inteligência artificial (IA) e o machine learning (ML) aumentaram a produtividade, a inovação, os aplicativos inteligentes e os resultados

Rackspace Technology EMEA Research Finds Artificial Intelligence (AI) and Machine Learning (ML) Have Increased Productivity, Innovation, Intelligent Applications, and Results

93% dos gerentes de TI de educação e 97% dos gerentes de TI de pesquisa já introduziram, ou planejam introduzir, IA e ML no trabalho

LONDRES, Reino Unido, 17 de maio de 2023 — A Rackspace Technology® (NASDAQ: RXT) — empresa líder em soluções completas de tecnologia multinuvem, anunciou hoje que, após a pandemia, a adoção de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) aumentou nas universidades de pesquisa e educação. A pesquisa, intitulada Como a inteligência artificial e o machine learning estão transformando a pesquisa e a educação, descobriu que:

• 93% dos gerentes de TI pesquisados no setor de educação e 97% dos gerentes de TI pesquisados no setor de pesquisa disseram que planejam introduzir IA e ML no trabalho.
  • 78% dos gerentes de TI pesquisados no setor de pesquisa concordam que a IA e o ML impactaram o modo de fazer pesquisas, e 74% dos gerentes de TI pesquisados no setor de educação concordam que a IA E o ML impactaram o modo de ensinar.

"A adoção de IA e ML pós-pandemia pelas universidades aumentou muito. 97% dos gerentes de TI do setor de pesquisa introduziram ou planejam introduzir IA e ML no trabalho. A tendência levou a uma maior adoção da nuvem," diz Mahesh Desai, vice-presidente da EMEA. "Atualmente, a IA e o ML são cada vez mais importantes para a pesquisa e as universidades e, ao adotar a tecnologia de nuvem, a comunidade de pesquisa e educação aumentará o ritmo de inovação para suas transformações digitais."

Métodos que utilizam IA ou ML

A pesquisa descobriu que, no setor de educação, metade dos entrevistados usa IA ou ML para transcrever palestras on-line, realizar exames remotamente e possibilitar o aprendizado à distância. Além disso, mais de um terço dos entrevistados usam IA ou ML para supervisão e avaliação.

Da mesma forma, no setor de pesquisa, os entrevistados são mais propensos a usar IA ou ML para triagem de segurança ou erros de fraude, análise de sentimento, recomendações preditivas e para acelerar a pesquisa. Além disso, o uso de IA e ML também é encontrado em IoT e gerenciamento de dispositivos, operações como detecção de falhas e aumento da precisão.

Impacto do uso de IA e ML

O impacto significativo do uso de IA e ML é demonstrado pelo fato de que quase 78% dos gerentes de TI pesquisados no setor de pesquisa concordam que IA e ML afetaram a forma de fazer pesquisas. Em seguida, o impacto da IA e do ML também é visto no setor de educação, pois quase 74% dos gerentes de TI pesquisados no setor de educação concordam que IA e ML afetaram o modo de ensinar.

Benefícios da IA e ML

A esmagadora maioria dos entrevistados concordam que a IA e a ML podem se beneficiar ou já estão beneficiando sua organização, pois todos os gerentes de TI entrevistados do setor de pesquisa (100%) e do setor de educação (100%) disseram que há pelo menos um aspecto que pode ajudar sua organização ou que é atualmente ajudado pela IA e ML. Os entrevistados no setor de pesquisa, especificamente, disseram que a melhora da precisão por meio da redução de erros e a melhora da velocidade e da escala de suas pesquisas poderia ser ajudada ou já é ajudada pela IA e o ML em sua organização.

Em seguida, para os entrevistados do setor educacional, os dados mostram que metade deles disse que a IA e o ML podem ajudar ou já estão ajudando na qualidade dos materiais e instruções de aprendizado em sua organização. Além disso, a AI e o ML também estão auxiliando esse setor, oferecendo mais oportunidades iguais (por exemplo, por meio de ensino à distância e economia de tempo e recursos para os estudantes). Por fim, a AI e o ML podem ajudar ou já estão ajudando sua organização, economizando tempo e recursos para o corpo docente.

Barreiras para a implementação de IA e ML

A pesquisa constatou que a falta de orçamento é a barreira mais comum para os gerentes de TI pesquisados no setor de educação, impedindo-os de aproveitar a IA e o ML; em seguida, vem a falta de recursos e a sensação de que não seria benéfico/não haveria caso de uso para IA e ML. Assim como o setor de educação, os entrevistados do setor de pesquisa também dizem que precisam de mais orçamento para aproveitar a IA e o ML. A falta de habilidades vem logo em seguida, e as partes interessadas devem estar cientes dos benefícios e de outros fatores vitais que as impedem de usar IA e ML.

A Rackspace Technology é parceira de contrato AWS em 39 países na estrutura OCRE - Open Cloud for Research Environments, uma estrutura de aquisição compatível com a UE estabelecida pela GÉANT - uma rede de interconexão de internet de pesquisa pan-europeia - e suportada pela National Regional Education Network (NREN) em cada país. Com os serviços AWS, pesquisas e universidades podem acelerar a entrega de suas iniciativas de nuvem pública, usando IA, machine learning, computação de alto rendimento (HTC) e computação de alto desempenho (HPC).

Como parceira de consultoria Premier da AWS com 15 competências essenciais, a Rackspace Technology tem profundo conhecimento e experiência com a AWS no auxílio à comunidade de pesquisa e educação na implementação de soluções da AWS. A Rackspace Technology tem mais de 1.800 certificações de nuvem da AWS e mais de 5.000 certificações de nuvem.

Clique aqui para baixar o relatório de pesquisa: Como a inteligência artificial e o machine learning estão transformando a pesquisa e a educação.

Metodologia de pesquisa

A Censuswide realizou a pesquisa global em dezembro de 2022. Os resultados da pesquisa são baseados em entrevistas com mais de 400 gerentes de TI, executivos e funcionários de instituições de ensino e pesquisa na Alemanha, Irlanda, Holanda e Suécia.

A Rackspace Technology é uma empresa líder em serviços de tecnologia multinuvem de ponta a ponta. Podemos projetar, construir e operar os ambientes de nuvem dos nossos clientes em todas as principais plataformas tecnológicas, independentemente da pilha de tecnologia ou do modelo de implementação. Atuamos em parceria com os clientes a cada estágio de suas jornadas na nuvem, permitindo-lhes modernizar aplicativos, criar novos produtos e adotar tecnologias inovadoras.

Contato de imprensa: Natalie Silva, publicrelations@rackspace.com