Novas descobertas de uma pesquisa global da Rackspace Technology revelam que a pandemia de Covid-19 foi o teste final para a transformação digital

New Global Rackspace Technology Survey Findings Reveal  COVID-19 Pandemic Has Been the Ultimate Digital Transformation Test

Novas descobertas de uma pesquisa global da Rackspace Technology revelam

que a pandemia de Covid-19 foi o teste final para a transformação digital

SAN ANTONIO – 28 de julho de 2021 — a Rackspace Technology® (NASDAQ: RXT), uma empresa líder em soluções de tecnologia multinuvem de ponta a ponta, anunciou hoje os resultados de uma pesquisa global que revelou que, no ano de 2020, houve um impulso em grande escala na modernização de aplicativos. Mesmo lutando para oferecer suporte a forças de trabalho totalmente distribuídas e para integrar com segurança novas plataformas de dados nativas da nuvem e aplicativos de colaboração a ecossistemas já complexos, muitas organizações aceleraram ainda mais seus esforços de modernização de aplicativos existentes.

De acordo com a pesquisa “The State of Application Modernization”, setenta e um por cento dos entrevistados disseram que pelo menos um em cada quatro aplicativos estava passando por modernização ativa, e vinte e quatro por cento disseram que mais da metade de todos os seus aplicativos estava passando por modernização. A maioria das organizações já tinha pagado o preço pela lentidão. Metade dos entrevistados disse que o atraso na modernização dos aplicativos resultou em falhas para atender a requisitos de compliance (56%) e/ou em dimensionar serviços cruciais quando necessário (51%).

“Os resultados trouxeram um panorama claro e consistente”, comentou Jeff DeVerter, evangelista-chefe de tecnologia da Rackspace Technology. “Organizações de todos os tamanhos e setores apostaram firmemente na transformação digital e estão buscando ativamente estratégias para a modernização contínua de aplicativos. Na verdade, muitas já experimentaram as consequências diretas de uma transformação muito vagarosa, o que pode explicar o motivo pelo qual nove entre dez organizações dizem que seu apreço pelo valor de negócio dos aplicativos aumentou.”

A pesquisa global incluiu mais de 1.400 entrevistados em unidades de negócio relacionadas e não relacionadas à TI, de companhias com lucro anual igual ou superior a US$ 300 milhões, abrangendo tanto tomadores de decisão como usuários de aplicativos.

O estado da transformação digital

Muitos entrevistados descreveram suas jornadas de transformação digital como ativamente “em andamento” (65%) e “em situação semelhante aos seus pares” (57%). Um pouco mais da metade disse que tem “um sistema em vigor para coordenar atividades de modernização multifuncionais”, com “iniciativas digitais que se estendem além de uma única unidade de negócios” (53%). Entrevistados do setor público descreveram suas transformações digitais como “básicas” ou atrasadas.

Em média, as organizações agora hospedam 38% de todas as cargas de trabalho na nuvem pública, superando a nuvem privada (35%), os centros de dados locais ou a colocalização (27%). Esse detalhamento foi incrivelmente consistente tanto em relação ao tamanho da empresa quanto à vertical do setor.

Prioridades de modernização de aplicativos

As organizações governamentais e de manufatura estavam mais propensas a se concentrar na modernização de software corporativo, enquanto as empresas de varejo estavam mais propensas a priorizar aplicativos voltados ao cliente e a sistemas de gerenciamento de conteúdo digital.

Quando perguntadas sobre o que leva à modernização dos aplicativos, mais da metade de todas as organizações (54%) apontou melhoria na satisfação do cliente, e quase essa mesma porcentagem (47%) também citou maior eficiência e satisfação do funcionário. As motivações para a substituição de aplicativos antigos por novas soluções seguiram um padrão semelhante, com melhor experiência do cliente liderando como impulsionador comum (58%), seguida por otimização do processo (52%) e otimização de custos (46%).

Os dois principais temas com relação ao sucesso da modernização de aplicativos que apareceram repetidamente foram a necessidade de navegar na complexidade e a necessidade de minimizar interrupções e riscos.

Consequências do atraso na modernização

Os resultados da pesquisa sugerem que os riscos observados de ficar atrás da concorrência constituem um outro fator que impulsiona as organizações na transformação de seus antigos sistemas. Mais da metade disse que o atraso na modernização dos aplicativos resultou, em algum ponto, em falha para atender a novas regulamentações (56%) e/ou para escalonar verticalmente para atender a novas demandas (51%).

Quando perguntados sobre as principais barreiras que impedem as mudanças tecnológicas em suas organizações, os entrevistados apontaram o medo do impacto na experiência do cliente (28%), o enraizamento de antigos sistemas de TI (26%) e a necessidade de se trabalhar dentro de restrições orçamentárias (24%). A consideração apontada com mais frequência para o planejamento de um projeto de modernização de aplicativos foi a segurança (34%).

“Da perspectiva de TI, o ano de 2020 poderá ser lembrado como o ano em que a modernização de aplicativos deixou de ser um jargão corporativo para se tornar um elemento central da sobrevivência institucional”, acrescentou DeVerter.

Para baixar o relatório completo, clique aqui.

Metodologia de pesquisa

Comissionada pela Rackspace Technology e realizada pela Coleman Parkers Research entre março e maio de 2021, a pesquisa baseia-se nas respostas de 1.420 tomadores de decisão de TI dos setores de manufatura, tecnologia/nativo digital, serviços financeiros, varejo, setor governamental/público e saúde nas Américas, Europa, Ásia e Oriente Médio. As perguntas da pesquisa abordaram experiência do cliente, modernização de aplicativos e planos futuros.

A Rackspace Technology é uma empresa líder em serviços de tecnologia multinuvem de ponta a ponta. Nós podemos projetar, construir e operar os ambientes de nuvem dos nossos clientes em todas as principais plataformas tecnológicas, independentemente da pilha de tecnologia ou do modelo de implementação. Atuamos em parceria com os clientes a cada estágio de sua jornada na nuvem, permitindo-lhes modernizar aplicativos, criar novos produtos e adotar tecnologias inovadoras.