Nova pesquisa global da Rackspace Technology em associação com a Google Cloud ressalta o ritmo rápido da adoção da nuvem

Mais da metade dos entrevistados conta com 100% da infraestrutura na nuvem; a TI tem um papel cada vez mais crítico em direcionar a estratégia corporativa

SAN ANTONIO, 15 de novembro de 2021 — a Rackspace Technology® (NASDAQ: RXT), uma empresa líder em soluções completas de tecnologia multinuvem, anunciou hoje os resultados de uma nova pesquisa global, o Futuro da Computação, realizada em associação com a Google Cloud com mais de 1.400 executivos de TI, que destaca o ritmo cada vez mais rápido da adoção da nuvem. De acordo com a pesquisa, a questão não é mais se as organizações devem migrar para a nuvem, mas como elas podem usar a nuvem para inovação, eficiência e crescimento.

Mais da metade (51%) de todos os entrevistados da pesquisa disseram que 100% da infraestrutura aplicável agora reside na nuvem, enquanto (49%) disseram planejar transferir as cargas de trabalho para a nuvem tanto quanto possível. Além disso, mais de dois terços das cargas de trabalho de computação dos entrevistados agora são suportados por serviços de nuvem pública, colocalização e hospedagem gerenciada. Ao mesmo tempo, a disseminação da infraestrutura de TI atingiu um equilíbrio, e os líderes esperam que essa disseminação se mantenha estável nos próximos três a cinco anos.

Destacando o papel cada vez mais central que a tecnologia tem tido na transformação das operações, mais de um terço (35%) dos entrevistados dizem que os executivos de TI têm um papel chave na orientação da direção da empresa, enquanto os silos entre as áreas funcionais continuam a se dissolver.

"Impulsionado em grande parte pelo poder da nuvem, o cenário de tecnologia de hoje está evoluindo a um ritmo vertiginoso, enquanto a TI está penetrando em todas as áreas da organização", disse Jeff DeVerter, evangelista-chefe de tecnologia da Rackspace Technology. "Nesse ambiente, os líderes de TI têm o poder de ajudar as empresas e as organizações a enxergarem o que está por vir para resolver os desafios comerciais de curto e longo prazo e oferecer orientação crítica nas áreas de crescimento do negócio, segurança, eficiência e experiência do cliente.

Rápido crescimento da nuvem, aumento do uso de aplicativos conteinerizados

O mercado de nuvem cresceu 23%, para US$ 323,3 bilhões no último ano, de acordo com a Gartner, que projeta uma taxa de crescimento futuro de 18% ao ano. Da mesma forma, a maioria dos entrevistados dizem que já estão aproveitando os benefícios de uma nuvem pública (63%) e/ou uma nuvem privada (66%). Além disso, os investimentos em nuvem pública representam até 40% da maioria dos orçamentos de TI, com nuvens privadas chegando a 30%.

Aplicativos conteinerizados também estão continuando a crescer em popularidade conforme as organizações se afastam dos centros de dados locais. A tática mais comum entre as organizações (85%) que usam a nuvem pública continua a ser o "lift and shift" usando máquinas virtuais (VM) baseadas em nuvem, mas 84% dos entrevistados dizem estar investindo na nuvem pública com contêineres. 62% dos entrevistados dizem que o uso que fazem dos aplicativos conteinerizados aumentará nos próximos dois anos.

Direções futuras da nuvem

A revolução da nuvem trouxe uma afluência de avanços para o mundo da computação; no entanto, a inundação dessa última década está se assentando em um reservatório mais nivelado de oportunidades. Nos próximos 12 meses, os entrevistados preveem que seus gastos com infraestrutura incluirão centros de dados locais (55%), hospedagem gerenciada (52%), nuvem pública (51%) e colocalização (34%). No entanto, 60% dos entrevistados também disseram que imaginam não possuir um centro de dados nos próximos cinco anos.

Compreensivelmente, segurança, privacidade e controle de dados continuam sendo as principais preocupações entre os líderes de TI, especificamente para os casos de uso da nuvem pública. Embora essas questões apresentem obstáculos válidos para que mais empresas colham todos os benefícios da nuvem, a realidade é que a infraestrutura multinuvem heterogênea está provando ser a norma. As empresas que concentram seus recursos em tratar das questões de segurança e privacidade de dados com êxito enquanto inovam com a nuvem podem esperar alcançar uma vantagem competitiva significativa.

Metodologia de pesquisa

Comissionada pela Rackspace Technology e pela Google Cloud, a pesquisa foi realizada pela Coleman Parkers Research entre 8 e 30 de julho de 2021, e baseia-se nas respostas de 1.420 tomadores de decisão de TI dos setores de manufatura, tecnologia/nativo digital, serviços financeiros, varejo, setor governamental/público e saúde nas Américas, Europa, Ásia e Oriente Médio. As perguntas da pesquisa abordaram os principais fatores que determinam a infraestrutura de TI.

Rackspace Technology

A Rackspace Technology é uma empresa líder em serviços de tecnologia multinuvem de ponta a ponta. Nós podemos projetar, construir e operar os ambientes de nuvem dos nossos clientes em todas as principais plataformas tecnológicas, independentemente da pilha de tecnologia ou do modelo de implementação. Atuamos em parceria com os clientes a cada estágio de sua jornada na nuvem, permitindo-lhes modernizar aplicativos, criar novos produtos e adotar tecnologias inovadoras.