A inteligência artificial (IA) e a transformação da nuvem dominam as prioridades de investimento em TI para 2024, de acordo com a nova pesquisa da Rackspace Technology em associação com a VMware

Artificial Intelligence (AI) and Cloud Transformation Dominate IT Investment Priorities for 2024, According to the New Rackspace Technology Survey, in Association with VMware

As empresas continuam a lidar com os desafios de recrutamento e treinamento de TI enquanto buscam acompanhar os acelerados avanços tecnológicos

SAN ANTONIO, TX – 11 de dezembro de 2023 – A nova pesquisa da Rackspace Technology (NASDAQ: RXT), empresa líder em soluções de tecnologia multinuvem híbrida de ponta a ponta, em associação com a VMware, constatou que, apesar da constante incerteza econômica, as empresas estão comprometidas em priorizar os investimentos em TI em 2024, principalmente em tecnologias transformadoras como inteligência artificial (IA) e transformação para nuvem.

De acordo com o 2024 IT Outlook Report, que entrevistou 1.420 profissionais de TI em todo o mundo, 63% das organizações planejam recalibrar os investimentos em 2024. Além disso, a inteligência artificial é a maior prioridade: 65% dos entrevistados identificaram a inteligência artificial generalizada como a tecnologia que trará mais benefícios à organização nos próximos 12 meses. A pesquisa também ressalta a adoção contínua da nuvem. Quando perguntados sobre a composição da infraestrutura de TI da organização e como ela evoluirá nos próximos 12 meses, eles afirmaram que a edge computing, a nuvem privada e a nuvem pública aumentaram conforme a carga de trabalho, enquanto os centros de dados, as instalações de colocation e os mainframes diminuíram.

"Esses resultados destacam uma mudança decisiva na inteligência artificial, como a curiosidade técnica e os programas-piloto em 2023 e a aceleração dos resultados comerciais graças à industrialização das soluções em IA responsável em 2024", explica Srini Koushik, presidente de tecnologia e sustentabilidade da Rackspace Technology. "Na arena da nuvem, o foco cada vez maior na edge e na nuvem privada indica que as organizações estão migrando simultaneamente mais cargas de trabalho essenciais e adotando uma abordagem mais sofisticada de reconhecimento da carga de trabalho para a infraestrutura geral da nuvem."

Evolução da IA

Com a IA generativa amadurecendo e crescendo em importância, 33% das organizações afirmam que já concluíram protótipos e estão levando projetos para produção; ou têm projetos em andamento e planejam expandi-los. Outros 66% dos entrevistados estão considerando ou planejando o uso da IA generativa. Apenas 1% dos entrevistados não tem planos de usar a IA generativa. Além disso, 67% dos entrevistados afirmam ter IA generativa integrada a alguns processos ou totalmente integrada a todos os processos em 12 meses.

Muitas organizações usam IA principalmente nas tarefas de "pequeno risco", como análise do sentimento e desenvolvimento de códigos. Porém, os casos de uso em que os entrevistados veem o maior benefício esperado são segurança (54%), desenvolvimento de novos produtos (50%), aumento na produtividade (45%) e mais rapidez e eficiência nos processos de trabalho (42%).

Ao mesmo tempo, as organizações relatam desafios na implementação de programas com IA. 42% dos participantes da pesquisa reconhecem a demonstração do valor da IA como obstáculo; já o suporte insuficiente à infraestrutura tecnológica para a IA foi observado por 38%, seguido pela escassez de talentos qualificados na TI (32%). As organizações também continuam com dificuldades nas políticas e estratégias de governança de dados em resposta à IA. Menos da metade (46%) das organizações tem políticas ou estratégias implementadas para lidar com as questões de privacidade, e apenas 42% afirmam ter abordado o viés de dados.

"Algumas organizações já implementaram soluções baseadas em IA, mas muitas ainda estão nos estágios iniciais, às voltas com as considerações e os desafios associados à adoção da IA", acrescenta Koushik. "Elas não só estão contemplando como abordando ativamente os problemas associados à ampla integração da IA nos processos e operações de negócios — marcando uma fase crucial na jornada transformadora."

Nuvem privada, edge ascendente

A pesquisa destaca uma evolução contínua nas estratégias de nuvem das empresas, com as cargas de trabalho migrando para fora da organização. Quando solicitados a comparar a atual infraestrutura com a composição da infraestrutura projetada para os próximos três anos, a nuvem privada aumentou 4%. Já a nuvem pública teve um aumento menor, com reduções simultâneas observadas nas cargas de trabalho executadas em outros servidores, incluindo mainframes e centro de dados no local. A edge computing também está virando prioridade: 30% das organizações afirmam que ela fará parte da composição da infraestrutura de TI em 12 meses, em comparação com os 26% atuais. 75% dos entrevistados afirmam empregar uma estratégia de nuvem híbrida no momento.

Os participantes da pesquisa identificaram uma escassez nos recursos, além de riscos à segurança/conformidade, como os principais desafios na transição para a nuvem — 34%. Isso foi seguido por preocupações como estouro nos custos (33%), resistência às mudanças (28%), seleção inadequada de provedores de nuvem (24%) e falta de adesão das partes interessadas (23%).

O dilema da busca de talentos

Com as empresas priorizando cada vez mais a IA e a nuvem, a proteção e a retenção dos talentos continuam um desafio — os entrevistados identificaram a escassez de trabalhadores qualificados como a principal preocupação (69%). 47% dos entrevistados também se veem pagando mais para preencherem as funções críticas, citando o ritmo acelerado do avanço da tecnologia como a principal causa dos custos mais altos de mão de obra de TI.

"O ritmo e a magnitude sustentados dos avanços tecnológicos em IA, nuvem, segurança e outras tecnologias exigem uma força de trabalho adaptável, que adote a aprendizagem ao longo da vida", conclui Koushik. "Esse desafio ressalta a necessidade de uma estratégia de força de trabalho diferente, que priorize a adaptabilidade, a solução dos problemas e a aprendizagem contínua, além das qualificações técnicas mais recentes, a fim de acompanhar o ritmo e gerar inovação."

Clique aqui para ler o abrangente whitepaper e o infográfico do 2024 IT Outlook, com os detalhes dos resultados da pesquisa.

Metodologia de pesquisa

A pesquisa foi realizada pela Coleman Parkes em outubro e novembro de 2023 e entrevistou 1.420 tomadores de decisão sênior de TI de diversos setores importantes nos EUA, LATAM, EMEA e APAC.

A Coleman Parkes é uma agência de pesquisa de mercado B2B especializada em estudos de TI/tecnologia, dirigida a tomadores de decisão seniores de PMEs a grandes e corporações e corporações de vários setores do mundo inteiro.

A Rackspace Technology é empresa líder em serviços de tecnologia multinuvem de ponta a ponta. Projetamos, construímos e operamos os ambientes em nuvem dos nossos clientes em todas as principais plataformas tecnológicas, seja qual for a pilha de tecnologia ou o modelo de implementação. Atuamos em parceria com os clientes em cada estágio da jornada na nuvem, para que eles modernizem os aplicativos, criem novos produtos e adotem tecnologias inovadoras.

Sobre a VMware

A VMware é líder na prestação de serviços multinuvem para todos os aplicativos, viabilizando a inovação digital com controle empresarial. Como uma base confiável para acelerar a inovação, o software da VMware dá às empresas a flexibilidade e as opções necessárias para pavimentar o futuro. Com sede em Palo Alto, Califórnia, a VMware está comprometida com a construção de um futuro melhor, seguindo a Agenda 2030 da empresa. Saiba mais em www.vmware.com/company.

Contato com a imprensa: Natalie Silva, publicrelations@rackspace.com