Pesquisa da Rackspace Technology ajuda a explicar a mudança na equação entre a criação e a compra de aplicativos

Rackspace Technology Survey Sheds Light on the Shifting Application Build vs. Buy Equation

SAN ANTONIO – 19 de novembro de 2020 – a Rackspace Technology™ (NASDAQ: RXT), empresa líder em soluções completas de tecnologia multinuvem, anunciou os resultados de uma nova pesquisa, “Criar ou comprar?”, que revela que, embora a proporção de aplicativos criados em relação a aplicativos comprados não tenha mudado, a forma como os clientes avaliam a opção de criar ou comprar mudou.

As empresas estão constantemente avaliando os benefícios e desvantagens de criar suas próprias soluções internamente ou comprar soluções existentes para atender às suas necessidades individuais. Na última década, essa decisão tem sido fortemente impulsionada pela acessibilidade e facilidade de cada abordagem. Consequentemente, a decisão entre criar ou comprar tem oscilado, com as preferências das empresas inclinadas para o método que apresenta as ferramentas mais acessíveis no momento. A pesquisa mais recente da Rackspace Technology analisa mais detidamente o que o futuro da computação reserva para a equação criar/comprar.

As principais constatações da pesquisa "Criar ou comprar?" da Rackspace Technology incluem os seguintes destaques:

A decisão de criar aplicativos vs. comprar aplicativos está se tornando mais estratégica — a pesquisa revela que os tomadores de decisão das áreas de tecnologia não planejam se afastar estritamente da criação para comprar (ou vice-versa), mas sim mudar para escolher estrategicamente quando criar e quando comprar. Por exemplo, 72% dos participantes priorizam a criação de aplicativos personalizados para fins voltados ao cliente porque isso gera diferenciação. Uma vez que os maiores desafios das empresas hoje estão na contratação e no treinamento de trabalhadores qualificados, é essencial que as valiosas horas dos desenvolvedores sejam usadas para criar aplicativos que sejam notados pelos clientes e que terminem por impactar a receita. De fato, 67% dos entrevistados concordam que a transformação digital e a necessidade de diferenciação estão impulsionando a necessidade de criar aplicativos internamente.

Nos casos em que as organizações escolhem criar, aumentará a adoção de soluções com pouco ou nenhum código — a alta preferência por soluções de pouco código/sem código parece dar continuidade à tendência de “trabalhar com mais inteligência” mesmo dentro da abordagem de criação, democratizando o desenvolvimento de aplicativos e permitindo que as organizações aproveitem ferramentas de criação fáceis de usar para preencher a lacuna nos conjuntos de habilidades dos desenvolvedores. Na criação de aplicativos, 72% dos participantes disseram que suas organizações usam plataformas de pouco código/sem código e 86% disseram que estão satisfeitos ou extremamente satisfeitos com desenvolvimentos de pouco código/sem código.

Nos casos em que as organizações escolhem comprar, aumentará a adoção de SaaS — os produtos SaaS estão sendo mais procurados à medida em que se tornam mais robustos em recursos, altamente personalizáveis e mais fáceis de implementar. A pesquisa da Rackspace Technology indica um aumento do SaaS como a opção preferencial na compra de aplicativos para aprimorar áreas cruciais do negócio, mas que não são o diferencial das empresas. Entre os participantes da pesquisa, 62% disseram que a facilidade de uso e implementação é a principal razão para a compra de software. Além disso, 65% dos participantes disseram que com os avanços e customizações atuais do SaaS, é possível criar diferenciação em um mundo totalmente voltado ao SaaS.

"No que tange ao dilema comprar vs. criar, nossa pesquisa e nossa experiência mostram que, em lugar de uma abordagem dominar sobre a outra, ambos os métodos têm um imenso valor se implementados pelos motivos certos", disse Jeff DeVerter, diretor de tecnologia — soluções da Rackspace Technology. "Está claro que neste momento a tendência é reservar os desenvolvedores e seu time de criação para o trabalho de maior impacto e preencher as lacunas com tecnologias compradas. Buscamos continuar a apoiar as organizações de todos os tipos nos dois lados dessa equação."

Baixe o white paper "Criar ou comprar?" da Rackspace Technology aqui.

A Rackspace Technology é uma empresa líder em serviços de tecnologia multinuvem de ponta a ponta. Nós podemos projetar, construir e operar os ambientes de nuvem dos nossos clientes em todas as principais plataformas tecnológicas, independentemente da pilha de tecnologia ou do modelo de implementação. Atuamos em parceria com os clientes a cada estágio de sua jornada na nuvem, permitindo-lhes modernizar aplicativos, criar novos produtos e adotar tecnologias inovadoras.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada pela Coleman Parkes em setembro de 2020 e foi dirigida a 1.870 CIOs, CTOs, COOs, diretores de TI e outros tomadores de decisão de TI sêniores nos mercados dos EUA, América Latina, Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico/Japão de organizações de vários setores, incluindo: tecnologia, manufatura, varejo, mídia, serviços financeiros e setor público.